O Google Analytics é uma ferramenta de análise super importante e vai te ajudar a monitorar com eficiência a atuação online do seu negócio, além de auxiliar a criar estratégias consistentes para que o seu negócio possa performar. Descubra tudo sobre o Google Analytics e como utilizar!
O Google Analytics é uma ferramenta que monitora e analisa sites. Sendo a mais utilizada no mundo, a ferramenta se integra com outros serviços do Google, como o Ads, Search Console e Google Tag Manager.
Através da ferramenta, é possível monitorar o perfil das pessoas que acessam o seu site, quais são as páginas mais acessadas, dispositivos, conversões, cidades, campanhas de melhor resultado, taxa de conversão de ações e outros dados importante para o seu negócio.
Já sei: você tem dúvidas sobre campanhas e não sabe porque algumas delas não tem sucesso, certo? Além disso, quer entender quem acessa o seu site e quais são os produtos e serviços mais buscados, acertei?
Essa é a importância do Google Analytics! Em primeiro lugar, é importante ressaltar que além de campanhas e públicos, também é possível descobrir quais são os resultados do seu negócio e taxas de conversão. Com a ferramenta, o seu negócio pode identificar a resposta de todas essas questões de forma prática e ágil.
Através de relatórios diários, semanais ou mensais, você tem um acesso detalhado do real interesse dos usuários nas visitas do seu site. Por este motivo, é importante que você conheça bem esses relatórios e as métricas relacionadas a estratégia de marketing que foi adotada para obter o máximo de sucesso possível.
Em segundo lugar, as informações obtidas através da ferramenta podem garantir que o seu negócio tenha um melhor entendimento e desempenho no site, facilitando principalmente, a otimização das estratégias e performance do negócio com a otimização das vendas e dos resultados obtidos.
Por fim, outra vantagem da ferramenta é que ela não é limitada apenas à campanha do Google, mas também analisa diversas outras mídias, como anúncios em mídias sociais, banners em portais, blogs, e-mail marketing, etc.
Acompanhar o comportamento do público-alvo do seu negócio é super importante em vários aspectos. A seguir, vamos apontar alguns exemplos relevantes para qualquer negócio:
Com o GA é possível ter uma visão rápida e precisa sobre as informações que o público-alvo do seu negócio e as personas acessam. Através disso, é possível criar conteúdo de forma ágil, assertiva e que tenha um bom engajamento. Isso trás uma grande diferença nos números de acesso!
Ficar com o radar ligado para tendências influencia positivamente em vários aspectos, você pode se preparar para uma crise ou então descobrir novas oportunidades. Essas tendências podem ser identificadas através de mudanças no fluxo dos gráficos, decisões públicas ou notícias, mudanças nas condições gerais do mercado ou qualquer outra informação relevante para o seu setor de atuação. Fique de olho!
Quais dias do mês ou da semana seus visitantes mais engajam no site? Existe um horário específico para isso? E se eu te disser que, sim, é possível ter esses dados na mão com o Analytics?
Além de programar ações através da ferramenta, também é possível saber o que não fazer em horários de pico ou em horários que comprometam a performance do site, como períodos de atualizações que podem comprometer a parcela de pessoas atingidas.
Com o GA é possível integrar com outras ferramentas de divulgação, principalmente com as redes sociais. Esta característica é importante para qualquer negócio que se beneficia através do marketing digital. Desta maneira, é possível ter um panorama preciso sobre o que o seu público anda buscando em relação ao negócio.
Analisar a taxa de rejeição é a maneira ideal de descobrir quantos dos seus visitantes abandonam seu site sem interagir com ele. Se você vende um serviço, por exemplo, e sabe que não está conseguindo realizar vendas, é através da taxa de rejeição que é possível entender se o problema está na página do site ou no serviço/produto.
Analisando o seu tráfego através do Analytics, é possível saber qual tipo de acesso o seu site anda recebendo através dos visitantes. Atualmente, é imprescindível que as empresas otimizem a página do seu site para dispositivos móveis, inclusive quando o acesso através deste tipo de dispositivo é maior.
Ao longo do tempo e através desta análise, é possível entender se é necessário investir mais em mobile ou desktop, além de compreender quais outras ações devem ser englobadas na estratégia para continuar falando com o público correto da melhor maneira.
Em primeiro lugar, você vai precisar de uma conta do Google que, de preferência, só você tenha acesso e que seja de cunho profissional. A conta vai ser utilizada enquanto o site existir.
Na sequência, é só acessar a página inicial do Google Analytics e clicar em “criar uma conta”.
Depois, o próprio sistema indica os próximos passos. É só clicar no botão “inscreva-se” e preencher todos os dados solicitados. Consequentemente, você receberá um código de acompanhamento.
O código recebido deve ser inserido em todas as páginas do seu site. Nas páginas html, o código é adicionado antes da tag de fechamento </head>.
O local para inserção do código pode variar. Se, por exemplo, o seu site for feito em WordPress, você pode buscar alguma opção para colocar o código no header ou então instalar algum plugin que facilite este processo. Pronto! Agora é só aguardar 24h para que os dados comecem a ser coletados.
Você precisa que outras pessoas tenham acesso ao Analytics? Sem problemas! É só conceder o acesso para o usuário da seguinte maneira: vá para “Administrador”, selecione a conta desejada e, na sequência, clique em “gerenciamento de usuários”.
Depois, é só clicar em “adicionar permissões para”, inserir o e-mail do usuário Google que deseja dar o acesso e escolher a permissão concedida. Por fim, é só clicar em “adicionar”.
Quer ter mais dicas relacionadas ao Analytics? O próprio Google fornece uma série de vídeos para aprendizados sobre cursos e ferramentas disponíveis. Confira a seguir:
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