Dezenas de centenas de empresas cometem erros que prejudicam toda a estratégia de marketing digital através das redes sociais. Para impulsionar seu negócio através da internet, aprenda como evitá-los para arrasar nas vendas online: 

5 erros fatais que as empresas cometem em suas redes sociais
5 erros fatais que as empresas cometem em suas redes sociais

O poder das redes sociais

Com um número cada vez mais expressivo de compradores no ambiente digital, o uso das redes sociais é essencial para alcançar bons resultados com qualquer e-commerce. Isso porque a importância das redes sociais para uma empresa vai além da divulgação de produtos e oferecimento de propagandas. Explicamos um pouquinho mais a seguir:

As mídias sociais tornaram-se parte da vida de todo mundo desde a sua invenção; e o isolamento social decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus só acentuou esse cenário. Agora, redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok são quase indispensáveis no dia a dia de quaisquer pessoas que tenham um smartphone e acesso a internet. 

Para o comércio, uma nova oportunidade nasceu: investir em uma presença digital nas redes sociais é a promessa de um lucro consideravelmente maior do que em um espaço físico — se elas forem usadas corretamente.

Neste material, separamos os 5 erros mais comuns que todas as empresas cometem em suas redes sociais, para que você faça diferente e saiba exatamente como agir para alcançar um bom posicionamento e melhores resultados:

1.Sorteio para conseguir mais seguidores

Se você está habituado ao uso do Instagram, certamente já viu alguns sorteios de produtos e serviços por aí. Normalmente as regras consistem em: 

  • Publicar a publicação (do sorteio) no storie, marcando a empresa; 
  • Seguir o perfil da empresa e algum parceiro; 
  • Marcar o maior número possível de pessoas nos comentários, sem repetição. 

Os resultados aparecem em pouquíssimo tempo: centenas de seguidores aparecem no perfil da empresa a fim de participarem — e ganharem — o sorteio.

As taxas de engajamento e o número de seguidores alcançam níveis estratosféricos e os donos dos perfis que promoveram os sorteios ficam radiantes, afinal de contas… Isso significará bons resultados futuramente, certo?

A resposta é, na verdade, nada disso! 

Apesar de os números mostrarem um grande volume de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos, essa uma alta taxa de engajamento é momentânea, ou seja, logo após o fim do sorteio, tudo isso chegará ao fim — trazendo inúmeros problemas aos resultados do perfil. 

Como dissemos anteriormente, os usuários chegam ao perfil com um intuito só: ganhar o sorteio. A grande maioria deles — senão todos — não está nem um pouco interessada no que o perfil oferece além do sorteio. Por isso, os números de seguidores caem drasticamente após a promoção. 

Para quem está familiarizado ao funcionamento dos algoritmos, com uma grande queda no número de seguidores (e outros elementos que fazem parte do engajamento), subentende-se que o perfil não é relevante

Dessa forma, a prioridade de exibição em mecanismos de busca deixarão de existir, e o perfil deixará de ser exibido

2.Publicar todos os dias, sem contar com conteúdos relevantes

Publicar diariamente é, certamente, uma das melhores formas de alcançar um bom engajamento e conseguir tráfego de maneira orgânica — isto é, sem pagar por anúncios e campanhas patrocinadas. Contudo, se o conteúdo não é relevante, publicar todos os dias tem o efeito contrário

Quando o conteúdo não é relevante, os usuários simplesmente rolam a timeline, sem dar a menor importância ao seu post. Ou seja, as taxas de engajamento… Vão embora.  

É importante estar atento aos tipos de publicação que despertam o interesse do leitor. Portanto, lembre-se: a qualidade deve superar a quantidade.

3.Deixar a comunicação a desejar

Quando falamos sobre comunicação, estamos falando de um conjunto de ações que envolvem a interação do consumidor (ou possível consumidor) com a marca, como: 

  • Os elementos textuais;
  • Os elementos visuais;
  • As mensagens transmitidas; 
  • As respostas fornecidas; 
  • O suporte oferecido.

Basicamente, a comunicação tem a ver com tudo aquilo que transmite alguma mensagem ao visitante do perfil da empresa. Por isso, conte com um bom português, e mensagens claras e objetivas

Isso irá facilitar — e muito — a vida de quem visita o perfil do seu e-commerce através das redes sociais; além de fornecer uma boa experiência ao usuário.

4.Utilizar o perfil da empresa como um vetor de propaganda e nada mais

As propagandas são, de fato, importantes — mas esse não é o foco. Se você faz uso das redes sociais da empresa como um simples mural de ofertas e divulgação de produtos, espere um retorno negativo. 

Como dito anteriormente, as publicações devem ser relevantes aos usuários visitantes do perfil — dicas, curiosidades, entretenimento… Tudo isso vale na hora de encantar seus corações

As redes sociais são uma excelente maneira de se conectar ao seu cliente e criar um vínculo especial, um fator decisivo para alcançar bons resultados. Lembre-se disso. 

5.Utilizar a mesma publicação em todas as redes sociais

Cada rede social tem sua particularidade, e vale lembrar que os usuários de cada uma delas possuem preferências. Preferências de formato, linguagem e tipo de publicação. 

Isso significa que ao utilizar a mesma publicação do instagram no twitter, por exemplo, os efeitos não sairão nada dentro do esperado. Assim, mesmo que a empresa queira difundir um conteúdo só em várias redes sociais, o ideal é adaptar-se aos formatos de cada uma delas. 

Que fique claro: as mídias sociais aparentam ser um mar de rosas para as empresas à primeira vista, mas seu uso exige uma série de cuidados e estratégias de marketing digital muito bem estruturadas. 

Por fim, pensando nisso trabalhamos em materiais exclusivos no nosso blog, com dicas incríveis para nortear seus próximos passos e gerar boas oportunidades no ambiente online. 

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