Dezenas de centenas de empresas cometem erros que prejudicam toda a estratégia de marketing digital através das redes sociais. Para impulsionar seu negócio através da internet, aprenda como evitá-los para arrasar nas vendas online:
Com um número cada vez mais expressivo de compradores no ambiente digital, o uso das redes sociais é essencial para alcançar bons resultados com qualquer e-commerce. Isso porque a importância das redes sociais para uma empresa vai além da divulgação de produtos e oferecimento de propagandas. Explicamos um pouquinho mais a seguir:
As mídias sociais tornaram-se parte da vida de todo mundo desde a sua invenção; e o isolamento social decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus só acentuou esse cenário. Agora, redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok são quase indispensáveis no dia a dia de quaisquer pessoas que tenham um smartphone e acesso a internet.
Para o comércio, uma nova oportunidade nasceu: investir em uma presença digital nas redes sociais é a promessa de um lucro consideravelmente maior do que em um espaço físico — se elas forem usadas corretamente.
Neste material, separamos os 5 erros mais comuns que todas as empresas cometem em suas redes sociais, para que você faça diferente e saiba exatamente como agir para alcançar um bom posicionamento e melhores resultados:
Se você está habituado ao uso do Instagram, certamente já viu alguns sorteios de produtos e serviços por aí. Normalmente as regras consistem em:
Os resultados aparecem em pouquíssimo tempo: centenas de seguidores aparecem no perfil da empresa a fim de participarem — e ganharem — o sorteio.
As taxas de engajamento e o número de seguidores alcançam níveis estratosféricos e os donos dos perfis que promoveram os sorteios ficam radiantes, afinal de contas… Isso significará bons resultados futuramente, certo?
A resposta é, na verdade, nada disso!
Apesar de os números mostrarem um grande volume de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos, essa uma alta taxa de engajamento é momentânea, ou seja, logo após o fim do sorteio, tudo isso chegará ao fim — trazendo inúmeros problemas aos resultados do perfil.
Como dissemos anteriormente, os usuários chegam ao perfil com um intuito só: ganhar o sorteio. A grande maioria deles — senão todos — não está nem um pouco interessada no que o perfil oferece além do sorteio. Por isso, os números de seguidores caem drasticamente após a promoção.
Para quem está familiarizado ao funcionamento dos algoritmos, com uma grande queda no número de seguidores (e outros elementos que fazem parte do engajamento), subentende-se que o perfil não é relevante.
Dessa forma, a prioridade de exibição em mecanismos de busca deixarão de existir, e o perfil deixará de ser exibido.
Publicar diariamente é, certamente, uma das melhores formas de alcançar um bom engajamento e conseguir tráfego de maneira orgânica — isto é, sem pagar por anúncios e campanhas patrocinadas. Contudo, se o conteúdo não é relevante, publicar todos os dias tem o efeito contrário.
Quando o conteúdo não é relevante, os usuários simplesmente rolam a timeline, sem dar a menor importância ao seu post. Ou seja, as taxas de engajamento… Vão embora.
É importante estar atento aos tipos de publicação que despertam o interesse do leitor. Portanto, lembre-se: a qualidade deve superar a quantidade.
Quando falamos sobre comunicação, estamos falando de um conjunto de ações que envolvem a interação do consumidor (ou possível consumidor) com a marca, como:
Basicamente, a comunicação tem a ver com tudo aquilo que transmite alguma mensagem ao visitante do perfil da empresa. Por isso, conte com um bom português, e mensagens claras e objetivas.
Isso irá facilitar — e muito — a vida de quem visita o perfil do seu e-commerce através das redes sociais; além de fornecer uma boa experiência ao usuário.
As propagandas são, de fato, importantes — mas esse não é o foco. Se você faz uso das redes sociais da empresa como um simples mural de ofertas e divulgação de produtos, espere um retorno negativo.
Como dito anteriormente, as publicações devem ser relevantes aos usuários visitantes do perfil — dicas, curiosidades, entretenimento… Tudo isso vale na hora de encantar seus corações.
As redes sociais são uma excelente maneira de se conectar ao seu cliente e criar um vínculo especial, um fator decisivo para alcançar bons resultados. Lembre-se disso.
Cada rede social tem sua particularidade, e vale lembrar que os usuários de cada uma delas possuem preferências. Preferências de formato, linguagem e tipo de publicação.
Isso significa que ao utilizar a mesma publicação do instagram no twitter, por exemplo, os efeitos não sairão nada dentro do esperado. Assim, mesmo que a empresa queira difundir um conteúdo só em várias redes sociais, o ideal é adaptar-se aos formatos de cada uma delas.
Que fique claro: as mídias sociais aparentam ser um mar de rosas para as empresas à primeira vista, mas seu uso exige uma série de cuidados e estratégias de marketing digital muito bem estruturadas.
Por fim, pensando nisso trabalhamos em materiais exclusivos no nosso blog, com dicas incríveis para nortear seus próximos passos e gerar boas oportunidades no ambiente online.
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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